Protagonista ou espectador?
ESTE DESAFIO NÃO É FÁCIL, MAS COM A AÇÃO DE CADA UM DE NÓS, TEREMOS A CERTEZA DE QUE OLHAR PARA O PASSADO É IMPORTANTE, NO SENTIDO DE APRENDIZADO E ALERTA PARA QUE NÃO SEJAM COMETIDOS OS MESMOS ERROS.
Além disso, é importante ressaltar que a Segurança olhada só pelo ângulo individual é coisa do passado.
Como ninguém é uma ilha, devemos assimilar a nova cultura: um por todos e todos por um!
É uma mudança de mentalidade onde devo cuidar bem de mim, para cuidar também de meu colega.
Diante dessa linha de pensamento, pergunte a si mesmo: "Eu sou Protagonista ou Espectador"?
- Quando percebo um colaborador em situação de risco numa atividade, qual minha atitude? Alerto-o educadamente ou faço vista grossa?
- Quando me envolvo em QUASE ACIDENTE: Penso ah! Ainda bem que não foi comigo, graças a Deus! Ou realiza um trabalho em conjunto com a Segurança para neutralizar o risco?
- VER e AGIR: É um grande instrumento ao desafio do acidente zero. Ao deparar-se com um risco potencial grave, pense se é possível eliminá-lo de imediato, isolar a área ou parar a atividade em risco, entre outras alternativas.
- Maquinários com defeito: Qual minha atitude diante dessa não conformidade? Procuro soluções ou sou apenas um espectador omisso?
DE QUAL LADO VOCÊ ESTÁ?
Suas principais desculpas estratégicas: Eu não sabia; isso não é problema meu; ainda bem que não foi comigo; ele que se vira e etc...
PENSE: EU ESTOU DESSE LADO? Chamo para mim a responsabilidade ou simplesmente a transfiro para meu colega, pois "não é problema meu".
REFLEXÃO: Estamos num momento de compartilhar sentimentos; cuidar de si para cuidar do outro, o que configura um CUIDADO GENUÍNO! Um sentimento humano e solidário, é o diferencial na busca ao desafio do ZERO ACIDENTE. Contamos com você! UM POR TODOS E TODOS POR UM!
SEJA UM PROTAGONISTA EM SUA ÁREA E FAÇA A DIFERENÇA NO DESAFIO DO ACIDENTE ZERO!
Não escolha olhar para o lado, encare de frente os desafios, a prática nos leva a aperfeiçoar nossas qualidades e quando falamos de Segurança do Trabalho, devemos ser perfeitos!