domingo, 12 de junho de 2016

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO PESSOAL

“ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO PESSOAL”


Com certeza muitos de vocês já ouviram falar em APR (Análise Preliminar de Riscos), PT (Permissão de Trabalho), entre outros.
Geralmente esta prática envolve um Técnico de Segurança e um líder responsável pela atividade.
Esta ferramenta é utilizada para avaliar os riscos e perigos que envolvem determinada atividade.
Mas as demais atividades que são realizadas, da qual não é elaborado esse documento, então quer dizer que não necessitam de planejamento?
E se esta atividade se tratar de uma rotina ou de uma manutenção rápida, uma pequena reforma e o Técnico de Segurança não estiver presente no local da atividade? O que você faz?
Se for o caso, não preenche a PT ou a APR porque é um documento complicado? Se não for necessário preencher o documento, a atividade é realizada sem planejamento prévio?
Neste caso, a atividade se inicia sem conhecimento dos perigos e riscos da ficando o colaborador exposto a possibilidade de sofrer um acidente. 
A ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO PESSOAL, traz o conceito de simplificar, pois você não precisa de um formulário e uma pessoa capacitada para praticar prevenção.
Basta você tirar 05 minutos antes de iniciar a atividade e colocar em prática sua experiência. Todos nós se nos organizarmos temos sim, a capacidade de planejar uma atividade e “imaginar” a quais os riscos estará exposto em determinada atividade.
Vamos a um exemplo:
Em um dia quente de verão, o João resolve fazer um reparo no telhado de sua casa que está vazando. Quais perguntas ele poderia se fazer para se prevenir dos perigos e riscos ao qual ele estaria exposto?
Utilização de escada para acessar o telhado: a escada está em boas condições (sem rachaduras, trincas ou partes quebradas) onde poderei fixar/amarrar a escada para que a mesma não escorregue e vem a cair?
Existirá pessoas que irão passar por baixo da escada?
Existirá a possibilidade de queda de ferramentas ou outros materiais nas pessoas que estiverem embaixo da escada?
Devo isolar essa área?
Outros…
Existe risco de queda durante o acesso e durante a realização da atividade em cima do telhado? Onde estarei preso / ancorado para evitar a queda? Preciso utilizar capacete? Preciso utilizar um cinto tipo paraquedista? Outros…
Exposição a intempéries: O tempo está adequado para realização de atividade a céu aberto? Vai chover (trabalho em altura não deve ser feito sob chuva) está muito quente?     ( se sim, então devo utilizar um protetor solar para evitar queimaduras) outros…
Bom, existe uma infinidade de perguntas que poderíamos fazer sobre essa atividade do exemplo, mas o que queremos atentar é que mesmo quando não houver a Segurança do Trabalho por perto, podemos sim analisar os perigos e riscos de uma atividade e decidirmos quais medidas iremos tomar para evitar que os acidentes aconteçam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.