quarta-feira, 1 de junho de 2016

FUMAR AO VOLANTE É PERIGO CONSTANTE



DIÁLOGO DÁRIO DE SEGURANÇA
FUMAR AO VOLANTE É PERIGO CONSTANTE


O Brasil é hoje exemplo a ser seguido quando o assunto é combate ao tabagismo. O aumento dos impostos sobre produtos com tabaco, a publicidade e as proibições a pratica do fumo em locais fechados figuram entre as principais causas para a redução do número de fumantes.
Mas houve um tempo em que fumar em transportes públicos como ônibus e aviões era comum. Entre os anos 50 e 60, quase todo mundo fumava. Era permitido fumar nos cinemas, nos restaurantes e o aviso para não fumar nos últimos bancos do ônibus não era respeitado.
No entanto, o resultado de uma pesquisa sobre os índices de poluição presentes dentro de veículos de fumantes é alarmante.
Foram colhidas amostragens em 83 veículos de fumantes e não fumantes. E segundo a pesquisa, mesmo em movimento e com as janelas abertas - excedem em mais de três vezes os índices de CO2 tidos como aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde. Esses veículos apresentam também dez vezes mais poluição do ar em relação aos carros de não fumantes.
O problema se agrava ainda mais quando há crianças ou pessoas doentes no ambiente, pois essa condição traz malefícios à saúde respiratória, auditiva e em geral.
Há também, uma maior probabilidade de que acidentes ocorram ao se distrair para acender um cigarro, quando brasas caem dentro do veículo e até riscos de surgirem tonturas nos motoristas.
Não obstante, dirigir com apenas uma das mãos, exceto aos se trocar de marcha ou acionar algum comando do veículo, é considerado infração média de trânsito com pena de multa e acréscimo de pontos na carteira. E, fechando o cerco aos amantes da nicotina, tramita na Câmara dos Deputados Projeto de Lei (6731/10) que torna em infração grave de trânsito a prática de se fumar ao volante.
Respeite seu colega, se você é fumante, não fume em locais proibidos, cuide de si mesmo das pessoas que estão ao seu redor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.